DIREITOS – TRT-AL garante participação de trabalhador em situação de vulnerabilidade em audiência trabalhista

Ação conjunta das Ouvidorias do TRT-AL e TRT-SP, com apoio da rede Pop Rua, assegurou acolhimento e assistência jurídica a reclamante sem moradia

A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL), em articulação com a Ouvidoria do TRT da 2ª Região (SP) e com a rede de apoio Pop Rua, viabilizou o acolhimento e a presença do reclamante na audiência designada para esta segunda-feira (6/10), na 2ª Vara do Trabalho de Maceió.

O trabalhador Marcos Anselmo Ferreira, natural de Maragogi (AL), havia sido acolhido pela rede Pop Rua em São Paulo, onde recebeu orientação para procurar a Ouvidoria do TRT-AL, a fim de garantir sua participação no processo. Ao chegar ao Tribunal, ele foi atendido pelo ouvidor, desembargador Marcelo Vieira, que determinou providências imediatas para assegurar sua integridade e condições de comparecimento à audiência.

Entre as medidas adotadas, o magistrado solicitou acolhimento em um lar beneficente e o apoio da OAB/AL para o oferecimento de assistência jurídica gratuita. “A rede de apoio tem atuado com muita eficácia nos atendimentos que lhe são dirigidos. Esse trabalho conjunto segue o que é preconizado tanto pela Ouvidoria do Tribunal quanto pelo Pop Rua, do qual o TRT-AL é integrante em Alagoas. Trata-se de uma ação humanitária e de grande relevância, especialmente diante da vulnerabilidade da pessoa atendida”, destacou o desembargador Marcelo Vieira.

Ex-funcionário de uma empresa de asseio e conservação em São Paulo, Marcos se diz esperançoso quanto ao resultado do processo. “Espero receber meus créditos trabalhistas para poder ter um lugar para morar e, quem sabe, iniciar um plantio. Fui muito bem acolhido e atendido. O desembargador Marcelo Vieira me viu — e, muitas vezes, eu me sinto invisível. Aqui foi diferente”, contou emocionado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo