Pela primeira vez, a Unicamp está realizando o processo seletivo de forma sistematizada e online, facilitando o acesso aos interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de abril através do site da Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (Comvest).
Ao todo, são disponibilizadas 45 vagas, distribuídas em 26 opções de cursos de graduação na universidade. Os detalhes do processo seletivo estão disponíveis também no site da Comvest. Durante a inscrição, os estudantes devem escolher um único curso e indicar o idioma em que realizarão a avaliação, podendo optar entre inglês, espanhol ou português.
De acordo com as informações divulgadas pela Unicamp, somente os candidatos que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino superior no exterior podem se inscrever no processo seletivo. A seleção será composta por três fases eliminatórias e classificatórias, que incluem provas de leitura e interpretação de textos, conhecimentos específicos, redação e análise curricular.
A universidade destaca a importância da análise curricular, na qual um número equivalente a três vezes o de vagas disponíveis será convocado. Durante essa fase, os candidatos selecionados deverão enviar a documentação exigida, bem como comprovar a situação de refúgio ou risco conforme especificado no edital.
A Unicamp já possuía um processo de ingresso simplificado para refugiados, mas a novidade deste ano é a possibilidade de realizar a prova de forma online, o que facilita a participação de candidatos que ainda não estão no Brasil. Atualmente, a instituição conta com 54 alunos estrangeiros de países como Síria, Irã, Cuba, Congo, Rússia, Afeganistão e Serra Leoa, sendo 44 deles na graduação e 10 em cursos de pós-graduação.
A universidade também oferece suporte aos estudantes, disponibilizando serviços como cursos de línguas, atendimento psicológico, bolsas de permanência e assistência médica no Centro de Saúde da Comunidade. A iniciativa da Unicamp reforça seu compromisso com a inclusão e o acolhimento de estudantes estrangeiros que buscam oportunidades de formação acadêmica no Brasil.