DIREITOS HUMANOS – Portal reúne informações sobre assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira para promover a proteção de povos indígenas no Vale do Javari

Em um esforço para oferecer informações claras e atualizadas sobre o assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira, as organizações não governamentais Instituto Dom Phillips, Artigo 19 e Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançaram um novo portal. A plataforma, chamada “Defensores do Javari”, também conta com a colaboração do Observatório dos Povos Indígenas Isolados (Opi). O intuito do projeto é centralizar dados relevantes sobre o caso, que chocou o Brasil e o mundo em 2022, quando ambos foram mortos no Vale do Javari, uma região de densa floresta amazônica e lar de diversos grupos indígenas, muitos deles isolados.

Este site apresenta uma vasta gama de informações que permitem ao público acompanhar as implicações do crime e as importantes ações que vêm sendo desenvolvidas a partir do Grupo de Trabalho Vale do Javari, uma iniciativa vinculada ao Comitê Interministerial de Desintrusão. Este grupo foi formado para garantir a proteção das terras indígenas e investigar os crimes socioambientais que rondam a região, onde existem constantes ameaças.

Ambos, Dom e Bruno, eram figuras de destaque nas denúncias relacionadas a atividades ilícitas que afetavam a Terra Indígena Vale do Javari. Bruno Pereira, em particular, desempenhou um papel essencial ao ser uma ponte de confiança entre os indígenas e as instituições, trabalhando com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). Ele foi fundamental na criação da Equipe de Vigilância, que se encarrega de identificar áreas de risco e treinar os indígenas para garantir a segurança de suas comunidades.

Dom Phillips, por seu lado, estava em uma expedição para coletar informações visando a elaboração de um livro sobre a realidade da região. Infelizmente, sua trajetória foi interrompida, mas seus amigos e colegas se comprometeram a concluir o projeto em sua memória. A gravidade dos acontecimentos levou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos a se envolver, buscando uma resposta rápida e eficaz das autoridades brasileiras sobre este caso emblemático, que exalta a luta pela proteção de direitos humanos e a preservação cultural das comunidades indígenas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo