DIREITOS HUMANOS – Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio de Janeiro abordará questões ambientais e de cidadania na 29ª edição em Copacabana.

A 29ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio de Janeiro está marcada para acontecer no próximo domingo (24) na Praia de Copacabana, zona sul da cidade. O evento, que tem como objetivo principal promover a diversidade e a cidadania LGBTI+, também abordará questões relacionadas à sustentabilidade ambiental e a responsabilidade com o planeta.

A concentração está marcada para as 11h, porém a Parada terá início apenas às 15h, no Posto 5. Estão programados dez trio elétricos, com a participação de diversos artistas como Duda Beat, Diego Martins, Unna X, Gael, Mc Bianca, WD, Reddy Allor, Thaís Macedo e Pedro Mussum, com a interpretação do Hino Nacional pela atriz Valéria Barcellos.

Os trio elétricos terão temáticas ligadas aos direitos LGBTI+ e outros direitos humanos, abrangendo movimentos de mulheres lésbicas, pessoas trans, bissexuais, ativistas LGBTI+ brasileiros, famílias, prevenção e saúde, pessoas vivendo com HIV/Aids, liberdade religiosa, povo negro, povos originários, Amazônia, entre outros.

De acordo com o Grupo Arco-Íris, organização não governamental responsável pela organização da Parada, o evento é uma oportunidade estratégica para sensibilizar a sociedade brasileira sobre a violência e discriminação enfrentadas pela população LGBTI+.

Além das questões sociais, a Parada também abraçará a causa da sustentabilidade, com a implementação do projeto Parada Verde Rumo ao Carbono Zero até 2027. Neste ano, haverá tendas dedicadas à educação ambiental dos participantes, com a realização de oficinas na Praia de Copacabana em parceria com organizações não governamentais. Para Cláudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Íris e fundador da Parada, é fundamental educar a população LGBTI+ e a sociedade em geral sobre a importância da sustentabilidade ambiental, visando construir soluções para as questões ambientais atuais.

Sair da versão mobile