DIREITOS HUMANOS – Mulheres buscam justiça após perderem familiares para a violência policial; Caminhos da Reportagem mostra luta por memória e reparação.



O próximo episódio do programa “Caminhos da Reportagem” da TV Brasil, que será exibido nesta segunda-feira (17) às 23h, traz à tona a luta de mulheres que buscam justiça, memória e reparação para aqueles que perderam para a violência do Estado. O programa aborda a realidade de mais de 6.400 vítimas de ações policiais no Brasil no ano passado, sendo 699 delas apenas no estado do Rio de Janeiro, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Mesmo com a diminuição da letalidade da atividade policial no estado desde 2019, a participação das ações da polícia na produção de vítimas continua em torno de 30%, como relata um estudo do Instituto Fogo Cruzado. Essas mães, tias, irmãs e avós enfrentam o desafio de buscar verdade e justiça em meio à perda de seus entes queridos, como é o caso de Ana Paula Oliveira, que perdeu o filho Johnatha em 2014.

Iniciativas como a Rede de Atenção às Vítimas da Violência no Rio de Janeiro, apoiada pelo Ministério da Justiça, têm oferecido suporte psicossocial às famílias afetadas. Além disso, o Projeto Mirante, desenvolvido pelo Grupo de Novos Ilegalismos e pelas Defensorias Públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo, busca reavaliar as investigações e garantir o acesso à justiça para as famílias.

Um dos casos abordados no programa é o de Sonia Bonfim, cujo filho e marido foram vítimas de ações policiais e tiveram sua morte contestada. O Projeto Mirante apontou falhas na investigação e testemunhas afirmaram que as vítimas não representavam ameaça. A polícia civil informa que o caso está em andamento e sob sigilo.

Com mais de uma década de existência, o “Caminhos da Reportagem” é reconhecido por abordar pautas especiais com profundidade e seriedade, conquistando prêmios no meio jornalístico. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 23h, com reprise na madrugada de terça-feira às 4h30. Os episódios podem ser conferidos no site da TV Brasil e no canal do YouTube da emissora, além de estarem disponíveis no aplicativo TV Brasil Play.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo