Mais de 300 mulheres irão desfilar carregando uma faixa com a mensagem impactante “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”. O evento contará com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e de outras ministras e parlamentares, reforçando o compromisso com a causa.
Além do desfile, a campanha também marcou presença no Sambódromo com materiais informativos em diversos espaços, como painéis, cubos de frisa e banheiros, visando alcançar um público ainda maior. Antes do início dos desfiles, agentes realizaram um trabalho de conscientização nas quadras das escolas de samba participantes.
Em um dos vídeos de divulgação da campanha, a ministra Cida Gonçalves ressaltou: “Carnaval é lugar de respeito, de felicidade, de amor, mas principalmente de não assédio, não violência, e não feminicídio”. A mobilização Feminicídio Zero é uma iniciativa contínua do Ministério das Mulheres, lançada em agosto de 2024, com o objetivo de ampliar a divulgação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.
A campanha visa receber denúncias e oferecer informações sobre as leis e serviços de proteção às mulheres, através de um canal que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, o Ligue 180 também está disponível no WhatsApp pelo número (61) 9610-0180, proporcionando um apoio contínuo e eficaz para as mulheres em situação de vulnerabilidade.