DIREITOS HUMANOS – Ministério das Mulheres Lança Canal Exclusivo de Apoio a Vítimas de Violência Durante a COP30 em Belém até Novembro.

Canal de Atendimento Especializado Para Mulheres Durante a COP30 em Belém

O Ministério das Mulheres lançou um canal exclusivo no Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, que estará ativo até 30 de novembro, periodo que coincide com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém. Essa iniciativa tem como principal objetivo fornecer apoio e proteção a mulheres vítimas de violência, especialmente aquelas provenientes da região amazônica, durante o evento.

A criação deste canal é resultado de uma parceria com o governo do Pará, visando garantir um ambiente seguro para todas as participantes do encontro internacional. A assistência será oferecida nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola e também em Língua Brasileira de Sinais (Libras), permitindo um acesso mais inclusivo e abrangente às mulheres que possam necessitar de apoio.

O serviço, que é gratuito e funciona 24 horas por dia, oferecerá um protocolo integrado entre as secretarias de Segurança Pública e de Mulheres do Pará, em colaboração com o Ministério Público. Isso permitirá que as denúncias de violência sejam tratadas de forma rápida e eficiente. Todo relato recebido será direcionado à Secretaria de Segurança Pública e à Secretaria da Mulher, a qual fornecerá acolhimento e serviços essenciais, incluindo atendimento psicológico para as vítimas.

As mulheres poderão realizar denúncias de forma sigilosa, tanto por seu próprio impulso quanto por meio de terceiros. A Central de Atendimento disponibiliza várias opções, sendo possível entrar em contato pelo telefone 180, pelo WhatsApp (61) 9610-0180, ou através do e-mail central180@mulheres.gov.br. Ao ligar, a mulher deve pressionar a tecla 0 para ter acesso a um atendimento priorizado no idioma que escolher.

Além de registrar denúncias, a Central oferece informações sobre os direitos das mulheres e orientações sobre os serviços disponíveis, incluindo Casas da Mulher Brasileira, delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Deam), centros de referência e defensorias públicas.

Os números de atendimentos realizados de janeiro a setembro deste ano revelam a crescente necessidade desse tipo de suporte: foram 647 mil atendimentos via telefone, 22.573 por WhatsApp, e mais de 116 mil por e-mail. O Ligue 180 registrou 113.048 denúncias de violência contra mulheres, destacando que em 65% dos casos, a própria vítima foi quem fez a denúncia.

Com esse canal disponível durante a COP30, o Ministério das Mulheres reafirma seu compromisso em proteger e apoiar as mulheres, especialmente em um contexto tão significativo e de grande visibilidade como esse evento internacional. A atenção e o cuidado com as vítimas de violência são, sem dúvida, um passo importante para promover um ambiente mais seguro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo