DIREITOS HUMANOS – Grupo de trabalho monitora retorno de brasileiros repatriados dos EUA em voo especial para evitar constrangimento sobre território brasileiro.



Um grupo de trabalho formado por representantes do governo brasileiro e do governo dos Estados Unidos monitorou o voo que trouxe de volta 111 brasileiros repatriados nesta sexta-feira (7). A aeronave fez um novo percurso para o retorno dos brasileiros deportados, partindo de Alexandria, no estado da Luisiana, sul dos EUA, acima do Golfo do México, e chegando pouco depois das 16h, com uma hora de atraso em relação à previsão, após uma escala programada em Porto Rico.

O primeiro voo partiu dos Estados Unidos com destino a Manaus, fazendo escala no Panamá. A nova rota escolhida para o retorno dos brasileiros teve um significado simbólico, evitando que eles estivessem algemados no momento em que o avião sobrevoava o território brasileiro.

O voo foi acompanhado em tempo real e será avaliado para a organização dos próximos voos, conforme informado pelo Itamaraty. O embarque dos brasileiros foi assistido pelo Consulado brasileiro em Houston e contou com a presença de representantes dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, além da Polícia Federal do lado brasileiro, e do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos e da embaixada americana em Brasília do lado norte-americano.

Em Fortaleza, os brasileiros repatriados embarcaram em um voo da Força Aérea Brasileira com destino a Belo Horizonte, onde serão recebidos pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. Além de alimentação na acolhida, será oferecido serviço de regularização vacinal e matrícula na rede de ensino, especialmente para as crianças e adolescentes presentes entre os repatriados.

A Força Aérea Brasileira informou que uma aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT – Esquadrão Corsário), decolou de Fortaleza às 18h55 transportando os brasileiros repatriados, com previsão de chegada ao Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, às 21h20.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo