O primeiro voo partiu dos Estados Unidos com destino a Manaus, fazendo escala no Panamá. A nova rota escolhida para o retorno dos brasileiros teve um significado simbólico, evitando que eles estivessem algemados no momento em que o avião sobrevoava o território brasileiro.
O voo foi acompanhado em tempo real e será avaliado para a organização dos próximos voos, conforme informado pelo Itamaraty. O embarque dos brasileiros foi assistido pelo Consulado brasileiro em Houston e contou com a presença de representantes dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, além da Polícia Federal do lado brasileiro, e do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos e da embaixada americana em Brasília do lado norte-americano.
Em Fortaleza, os brasileiros repatriados embarcaram em um voo da Força Aérea Brasileira com destino a Belo Horizonte, onde serão recebidos pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. Além de alimentação na acolhida, será oferecido serviço de regularização vacinal e matrícula na rede de ensino, especialmente para as crianças e adolescentes presentes entre os repatriados.
A Força Aérea Brasileira informou que uma aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT – Esquadrão Corsário), decolou de Fortaleza às 18h55 transportando os brasileiros repatriados, com previsão de chegada ao Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, às 21h20.