Segundo informações divulgadas, o grupo será composto por integrantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e terá um prazo de 90 dias para elaborar o Plano Nacional de Comunicação Antirracista. Este plano reunirá estratégias de promoção da diversidade racial em publicidades e patrocínios do Estado, diálogo com a sociedade e veículos de comunicação, apoio técnico a novas diretrizes e políticas voltadas ao tema, formação para porta-vozes, servidores e prestadores de serviço, além do fortalecimento de mídias negras.
A criação do GTI foi uma demanda da Articulação pela Mídia Negra, que reúne representantes de veículos, empresas de comunicação e coletivos liderados por jornalistas negros. Marcelle Chagas, coordenadora da Rede de Jornalistas Pretos, comemorou a notícia da instalação do grupo, mas ressaltou a importância de acompanhar de perto o trabalho do GT para garantir sua implementação de forma correta e justa.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância desse grupo como um passo inicial para que a comunicação tenha um papel ativo no combate ao racismo. Já o ministro da Secom, Paulo Pimenta, afirmou que o governo trabalha para construir propostas que garantam uma comunicação pública mais inclusiva, refletindo a diversidade do povo brasileiro e evitando reforçar estereótipos ou preconceitos.
A iniciativa visa atender às demandas apresentadas pela sociedade civil e representa um avanço significativo na busca por uma comunicação mais justa e igualitária. A implementação efetiva das propostas do GTI será fundamental para promover mudanças reais na comunicação pública e fortalecer a luta contra o racismo no país.







