DIREITOS HUMANOS – G20 Social realiza encontro preparatório no Brasil com foco no combate à fome e pobreza até 2030



Iniciou nesta segunda-feira (20) o encontro preparatório do G20 Social, que antecede a cúpula das maiores economias do mundo, agendada para novembro no Rio de Janeiro. O evento, que se estenderá até o dia 24 em Teresina, reúne 54 delegações de países e organizações internacionais empenhadas em construir uma agenda até 2030 para o combate à fome e à pobreza extrema.

Durante a abertura do evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou a importância do encontro e destacou que o objetivo principal é erradicar a fome de mais de 730 milhões de pessoas em todo o mundo que não possuem condições de realizar três refeições diárias.

Dias enfatizou a necessidade de envolvimento de cada país, compartilhando experiências eficazes para criar uma gama de alternativas que possam ser implementadas pelos países mais ricos em apoio aos mais pobres. Ao final do evento, um documento contendo sugestões e contribuições para o combate à fome e à pobreza extrema será divulgado.

A iniciativa de incluir esse tema é da presidência brasileira do G20, com o intuito de reverter o retrocesso na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, ressaltou a importância das discussões sobre promoção de direitos humanos e preservação do meio ambiente dentro do G20. Ele destacou o ineditismo do G20 Social ao possibilitar a participação da sociedade civil organizada nas decisões políticas a serem tomadas.

Os trabalhos realizados no G20 Social serão apresentados durante a Cúpula Social, nos dias 15, 16 e 17 de novembro, seguida pela Cúpula de Líderes do G20 nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, com a presença de lideranças dos 19 países membros, além da União Africana e da União Europeia.

Segundo o governo brasileiro, ao longo do ano serão realizados mais de 120 eventos, incluindo reuniões técnicas, videoconferências, encontros de vice-ministros e reuniões ministeriais em diversas cidades do país. O cronograma completo visa preparar o terreno para as discussões e decisões a serem tomadas durante as cúpulas do G20.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo