A iniciativa teve início em 2 de outubro e, até o momento, já efetuou o retorno de 1.105 brasileiros e 14 animais de estimação do Líbano. Além disso, a Força Aérea Brasileira informou que foram transportadas 43 toneladas de donativos, contendo insumos hospitalares e cestas básicas, com o intuito de auxiliar as vítimas no Líbano.
O processo de repatriação envolve a utilização de aeronaves e de membros da Força Aérea Brasileira, aliado a um intenso trabalho de articulação praticado pelo Itamaraty. Segundo informações do governo federal, a comunidade brasileira no Líbano é composta por cerca de 20 mil pessoas, sendo que aproximadamente 3 mil expressaram o desejo de retornar ao Brasil.
As ações de repatriação foram determinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no contexto do agravamento do conflito no país, ocasionado pelos bombardeios aéreos intensos de Israel contra cidades libanesas. Estes ataques são desdobramentos da campanha militar israelense na Faixa de Gaza, território palestino ocupado por Tel Aviv.
Assim como as milícias do Iêmen e do Iraque têm realizado ataques contra Israel ou seus aliados em resposta aos bombardeios em Gaza, a resistência libanesa, composta por uma coalizão de sete grupos político-militares liderados pelo Hezbollah, tem promovido ataques contra Israel desde o dia 7 de outubro, também em apoio à Gaza.