DINHEIRAMA – Senado aprova empréstimo de R$ 1,53 bilhão para reestruturação da dívida de Alagoas – com Jornal Rede Repórter

O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (10), a autorização para que o estado de Alagoas contraia um empréstimo de 41,6 bilhões de ienes japoneses junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), equivalente a aproximadamente R$ 1,53 bilhão na cotação atual. A medida está prevista no PRS 41/2025 e tem como objetivo a reestruturação da dívida pública estadual.

O projeto já havia sido aprovado na terça-feira (9) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sob a relatoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Segundo informações do Senado, a operação integra o programa de sustentabilidade fiscal, econômica e ambiental do estado, estendendo o prazo da dívida por 30 anos. Além disso, estão previstas contrapartidas fiscais e ambientais, incluindo a criação de um marco regulatório fiscal e o desenvolvimento de uma base de dados sobre ativos naturais de Alagoas.

A aprovação do empréstimo busca oferecer fôlego financeiro ao estado, permitindo reorganizar suas obrigações e investir em políticas que promovam maior equilíbrio fiscal e preservação ambiental.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo