Diante de ameaça de rompimento de barragem, Marx Beltrão reivindica atuação do governo federal

Um requerimento assinado pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, pede ações urgentes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a fim de que seja evitado o rompimento da barragem Ipanema 01. No dia 3 de abril, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) de Pernambuco informou que a barragem, de mais de 50 anos, estava em estado de emergência.

Segundo Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), o rompimento afetaria também três cidades alagoanas e chegaria ao Rio São Francisco. As cidades seriam novamente Santana do Ipanema, Batalha e Poço das Trincheiras. A chuva dos dias anteriores havia feito o reservatório transbordar. No documento dirigido ao Ministro Rogério Marinho, Beltrão também pede recursos para obras de reparo na barragem e ação urgente da Defesa Civil Nacional a fim de se evitar uma nova enchente em Alagoas.

“Protocolei requerimento pedindo ao Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho que acione urgentemente a Defesa Civil Nacional, para que o governo federal possa atuar diante desta situação, prevenindo um novo desastre em Alagoas. Uma tragédia pode ocorrer e não podemos fechar os olhos. Estudos mostram esta possibilidade de rompimento. Santana do Ipanema e outros municípios sertanejos precisam de apoio e não podem vivenciar este pesadelo” disse o parlamentar.

Segundo o estudo da Fundaj, a bacia do Rio Ipanema tem mais de 6 milhões de quilômetros quadrados e fica inserida entre os municípios de Pedra e Águas Belas, no Agreste pernambucano. O material, segundo o estudo, que pode ser arrastado com o possível rompimento da barragem pode ser levado para uma distância de 95 quilômetros e chegar ao Rio São Francisco e, depois, percorrer mais 35 quilômetros e chegar ao oceano atlântico.

Sair da versão mobile