Um requerimento assinado pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, pede ações urgentes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a fim de que seja evitado o rompimento da barragem Ipanema 01. No dia 3 de abril, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) de Pernambuco informou que a barragem, de mais de 50 anos, estava em estado de emergência.
Segundo Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), o rompimento afetaria também três cidades alagoanas e chegaria ao Rio São Francisco. As cidades seriam novamente Santana do Ipanema, Batalha e Poço das Trincheiras. A chuva dos dias anteriores havia feito o reservatório transbordar. No documento dirigido ao Ministro Rogério Marinho, Beltrão também pede recursos para obras de reparo na barragem e ação urgente da Defesa Civil Nacional a fim de se evitar uma nova enchente em Alagoas.
“Protocolei requerimento pedindo ao Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho que acione urgentemente a Defesa Civil Nacional, para que o governo federal possa atuar diante desta situação, prevenindo um novo desastre em Alagoas. Uma tragédia pode ocorrer e não podemos fechar os olhos. Estudos mostram esta possibilidade de rompimento. Santana do Ipanema e outros municípios sertanejos precisam de apoio e não podem vivenciar este pesadelo” disse o parlamentar.
Segundo o estudo da Fundaj, a bacia do Rio Ipanema tem mais de 6 milhões de quilômetros quadrados e fica inserida entre os municípios de Pedra e Águas Belas, no Agreste pernambucano. O material, segundo o estudo, que pode ser arrastado com o possível rompimento da barragem pode ser levado para uma distância de 95 quilômetros e chegar ao Rio São Francisco e, depois, percorrer mais 35 quilômetros e chegar ao oceano atlântico.