As diretrizes para as atividades em Alagoas partiram do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que abriu a semana no dia 17 com uma campanha educativa abordando os riscos do excesso de velocidade, principal infração registrada no estado e no Brasil.
As ações foram focadas em condutores, pedestres e ciclistas, abordando questões como o uso de álcool, celular, capacete, condições do veículo, entre outras. As atividades também visaram sensibilizar as crianças, com programação especial voltada para elas.
Durante a Semana Nacional, os comandantes do BPTran e do BPRv estiveram presentes no Congresso Internacional de Trânsito da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, discutindo estratégias para promover a segurança no trânsito e trocando experiências com especialistas da área.
As operações conjuntas entre o BPTran e o BPRv foram intensificadas ao longo do mês de setembro, com blitze educativas e fiscalizatórias em diversos pontos, como no bairro da Santa Lúcia, em Maceió. A parceria entre os órgãos de fiscalização do trânsito foi destacada como fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos.
Dados da Seção de Estatística e Análise Criminal da PM-AL mostraram que, no primeiro semestre de 2024, foram confeccionadas mais de 27 mil autuações por infrações diversas e registrados 86 crimes de trânsito em Alagoas.
A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente entre 18 e 25 de setembro, com o objetivo de intensificar as ações de educação, fiscalização e engenharia para criar vias mais seguras e sustentáveis. Mais de 600 ações foram realizadas em todo o Brasil durante a semana, incluindo palestras, seminários, fiscalizações e atividades educativas.







