DF Legal desmonta parcelamento irregular de terras no Sol Nascente, cercado com lotes, e suspeito se passava por dono.



Ações de desocupação de áreas públicas têm sido frequentes em diversas regiões do Distrito Federal, como foi o caso da operação realizada pela Secretaria DF Legal no Sol Nascente na última sexta-feira (22/11). Segundo informações da pasta, um homem estava cercando uma área de 300 metros e pretendia criar cerca de 20 lotes em um local próximo à VC-311, via que interliga Ceilândia à DF-180.

Essa não foi a primeira vez que a Secretaria DF Legal precisou intervir nesse mesmo local. Desde maio deste ano, já foram desmontados dois outros parcelamentos irregulares na região. No entanto, desta vez, a situação chamou a atenção dos servidores devido à presença de barracos de madeira na área. A identidade do responsável não foi divulgada.

O suspeito alegava ser o proprietário da área e colocou placas informando que não estava interessado em vender os lotes. No entanto, de acordo com a DF Legal, o espaço é público e não poderia ser ocupado de forma irregular. A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal, Corpo de Bombeiros Militar do DF e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil.

Vale ressaltar que, somente em 2024, a Secretaria DF Legal já realizou 732 operações de desocupação de áreas públicas, resultando em um total de 6.205.881m² de espaços desobstruídos. No Sol Nascente, especificamente, foram realizadas 31 operações, totalizando 111.220m² desocupados.

Essas ações reforçam o compromisso do governo em manter a ordem e a legalidade no uso do espaço público, evitando ocupações irregulares que prejudicam a população e o desenvolvimento urbanístico das áreas do Distrito Federal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo