O evento, que faz parte de uma ação nacional, teve como objetivo principal atender pessoas em situação de rua, populações indígenas, adolescentes do Sistema Socioeducativo e pré-egressos do Sistema Prisional. O presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL), Wagner Falcão, ressaltou a importância da iniciativa ao afirmar que a certidão de nascimento é fundamental para que um cidadão tenha acesso a seus direitos básicos, como programas sociais, matrícula em escolas e serviços de saúde.
Durante o evento, a jovem Taise da Silva, de 27 anos, compareceu à escola em busca da segunda via de sua certidão de nascimento, pois está se preparando para o casamento civil e necessitava do documento. Segundo ela, seu noivo compareceria no dia seguinte por conta do horário de trabalho. Para o Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Des. Domingos Neto, a campanha Registre-se! tem como objetivo resgatar a dignidade dos cidadãos através da identificação civil.
O juiz Anderson Passos, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas, destacou a importância da campanha em alcançar públicos diversos, principalmente aqueles que nunca obtiveram registros civis. Segundo ele, ainda existem muitas pessoas que não foram registradas e muitas outras que, apesar de terem sido registradas, perderam seus documentos de alguma forma. A ação continuará na cidade de Maceió até a próxima terça-feira (14) e seguirá para Palmeira dos Índios nos dias 16 e 17.