Detran-RJ Realiza Mutirão Para Emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional Neste Sábado com Atendimento em Diversos Postos pelo Estado

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) anunciou um mutirão especial para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) que ocorrerá neste sábado, dia 30, em diversos postos de identificação civil espalhados por todo o estado. As atividades estão programadas para o período das 8h às 12h, oferecendo um importante serviço à população que busca regularizar ou obter o seu documento de identidade.

Para participar do mutirão, os interessados devem realizar um agendamento prévio, que pode ser feito diretamente pelo site do Detran-RJ ou através dos telefones (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. As vagas para atendimento estarão disponíveis a partir da tarde da última quinta-feira, dia 28, e é fundamental que aqueles que desejam contemplar esse serviço não deixem o agendamento para a última hora, dada a alta demanda.

Os documentos exigidos para a obtenção da Carteira de Identidade Nacional incluem a certidão de nascimento ou casamento, que pode ser apresentada em formato original ou como cópia autenticada, além do número do CPF. No caso de pessoas com deficiência (PCDs), é necessário apresentar um laudo médico que indique o tipo e grau da deficiência, incluindo o código CID (Classificação Internacional de Doenças).

Embora o mutirão esteja visando atender a vários locais, é importante destacar que determinados postos não farão parte dessa ação especial. A sede do Detran, localizada na Avenida Presidente Vargas, e a unidade da Avenida Francisco Bicalho, que está em obras, não participarão. Além disso, as unidades da FIA em Botafogo, do Shopping Via Brasil em Irajá, e os serviços nos municípios de Areal, Barra Mansa e Campos dos Goytacazes também não estarão disponíveis, devido a feriados municipais.

Desde o início de 2023, o Detran-RJ tem implementado a nova Carteira de Identidade Nacional, que tem o CPF como o número único de identificação em todo o território nacional. Até o momento, mais de 4,2 milhões de documentos já foram emitidos no estado, destacando a importância desse projeto para a formalização da identidade dos cidadãos. O antigo modelo de RG, embora ainda válido, continuará a ser aceito até 2032, garantindo uma transição suave para o novo sistema.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo