Para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o interessado deve realizar a solicitação de forma on-line, possuindo um documento de identidade expedido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) e um CPF válido. No entanto, caso o candidato possua RG de outro estado, é necessário procurar um dos postos de atendimento presencialmente.
Durante o processo, os candidatos devem informar a categoria desejada (A, B ou AB) e se pretendem exercer algum tipo de atividade remunerada. Somente após a aprovação nos exames clínico e psicológico é que a matrícula no Centro de Formação de Condutores (CFC) deve ser realizada.
De acordo com Wilton Costa, chefe de Controle de Condutores do Detran, os candidatos precisam efetuar o pagamento das guias, agendar e realizar os exames necessários, assim como capturar imagem e biometria no local indicado. Ainda é necessário realizar o curso teórico, agendar e fazer a prova teórica, além do curso prático de direção veicular.
Após todas essas etapas, o candidato deve agendar e realizar o exame prático e, uma vez aprovado, procurar atendimento no Detran para assinar um requerimento. Em seguida, a permissão para dirigir será emitida na categoria escolhida pelo candidato.
Esse aumento na emissão de permissões para dirigir reflete a necessidade de mais condutores habilitados nas ruas e estradas de Alagoas. A procura pela CNH se mantém constante, demonstrando a importância da habilitação para a segurança no trânsito do estado.