Detran de Alagoas reabre serviço de primeira habilitação para candidatos que não concluíram o processo em 12 meses. Saiba como!



Reabertura do processo de primeira habilitação para candidatos que ultrapassaram prazo de 12 meses

Os candidatos que não concluíram o processo de primeira habilitação no prazo de 12 meses, incluindo aqueles que tiveram o prazo prorrogado até 31 de dezembro de 2024 pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), têm a oportunidade de reabrir o serviço de primeira habilitação. Essa possibilidade está disponível tanto nos postos de atendimento presencial do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) quanto de forma online, através do site oficial do Detran Alagoas.

Para obter a primeira habilitação nas categorias A, B ou AB, os candidatos devem passar por exames clínico e psicológico, frequentar aulas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e serem aprovados nos exames teóricos e práticos. Aqueles que não conseguirem concluir o processo dentro do prazo estabelecido, podem reabrir o procedimento, ficando atentos aos prazos de validade dos exames e cursos obrigatórios.

Segundo Wilton Costa, chefe de Controle de Condutores do Detran, os cursos teóricos e práticos só podem ser aproveitados para o novo processo se tiverem menos de dois anos de realizados, enquanto os exames clínicos e psicológicos devem ter pelo menos dois anos de validade restante. Após pagar a taxa de reabertura do serviço de primeira habilitação, o candidato deve agendar as provas teóricas e práticas e, se aprovado, finalizar o processo presencialmente em um dos postos de atendimento para a emissão do documento de habilitação.

O atendimento presencial do Detran está disponível nas Ciretrans, nas Centrais Já! e na sede do órgão no bairro Cidade Universitária. Além disso, os usuários têm a opção de realizar a reabertura do processo através do site oficial do Detran Alagoas. Portanto, para aqueles que não concluíram o processo de primeira habilitação no prazo estabelecido, essa é uma oportunidade de retomar o processo e obter a habilitação desejada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo