Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do bebê-conforto, o Detran está promovendo palestras e aulas práticas para profissionais, gestantes e puérperas em unidades de saúde. A primeira dessas palestras ocorreu no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, reunindo diversas pessoas interessadas no tema.
Durante a palestra, Ranyelle Tenório, uma jovem mãe de 25 anos, compartilhou a sua experiência ao perceber a necessidade do bebê-conforto para o seu filho recém-nascido. Após a orientação do Detran, Ranyelle entendeu os riscos de transportar o bebê no colo e solicitou o equipamento para garantir a segurança do pequeno Ravi em suas viagens.
A especialista de Trânsito do Detran, Ana Buarque, destacou a Resolução Nº 819/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que torna obrigatório o uso do bebê-conforto para crianças com até 1 ano de idade e peso de até 13 kg. Durante a palestra, foram fornecidas todas as informações sobre as normas de transporte e a forma correta de instalar o equipamento no veículo.
Além do bebê-conforto, a palestra também abordou o uso de outros dispositivos de segurança, como a cadeirinha para crianças de 1 a 4 anos e o assento de elevação para crianças de 4 a 7 anos e meio. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender na prática como instalar esses dispositivos, garantindo a segurança dos pequenos durante os deslocamentos.
A iniciativa do Detran de Alagoas visa proteger e conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância de utilizar os dispositivos de segurança adequados para o transporte de crianças, contribuindo para a redução de acidentes e garantindo viagens mais seguras e confortáveis para os recém-nascidos.