Detran-AL e UFAL reiniciam projeto de Educação para o Trânsito com estudantes de Geografia e Pedagogia

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) retomaram com o projeto “Multiplicadores da Educação para o Trânsito”, com aulas sobre temas específicos relacionados à educação para o trânsito. O intuito da iniciativa é formar cidadãos mais conscientes do quanto o trânsito é um ambiente de compartilhamento e convívio social.

O projeto, que aconteceu na última segunda-feira (22), contou com a presença de estudantes dos cursos de Geografia e Pedagogia, que participam da capacitação para elaborar subprojetos temáticos sobre instrumentos educativos para o trânsito destinados às escolas de Alagoas. Os participantes serão responsáveis pela elaboração de instrumentos educativos que farão parte do acervo pedagógico das atividades educativas de trânsito.

Um aspecto interessante do projeto é a utilização de técnicas interativas e alternativas para que os estudantes, mesmo em meio à pandemia, possam assistir às aulas de forma efetiva. Uma parte dos estudantes assiste às aulas presencialmente e outros veem pelo YouTube, numa transmissão ao vivo. O projeto também conta com a participação de representantes das cidades de São Miguel dos Campos e Pilar, que integram o projeto de descentralização para o trânsito, promovido pelo Detran.

De acordo com Ricardo Couto, subchefe da Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, os alunos têm acesso a diversas disciplinas, que proporcionarão uma visão mais abrangente sobre a complexidade do trânsito, ampliando e relacionando com diferentes áreas da mobilidade urbana. Outra grande colaboradora para o sucesso da iniciativa foi Edira Soares, chefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, que ministrou a primeira aula sobre “Trânsito como tema interdisciplinar”.

A iniciativa tem despertado grande expectativa e interesse entre os estudantes. Soares ressaltou que a abordagem interdisciplinar é uma oportunidade para os estudantes de Pedagogia e Geografia perceberem que o tema trânsito pode ser trabalhado em todas as disciplinas da grade curricular de ensino na educação básica. Ela acredita que este conhecimento é muito importante, na medida em que esses futuros profissionais poderão não apenas desenvolver projetos de extensão acadêmica como resultado do curso, mas utilizar este conhecimento no futuro, em sua vida profissional, como professores, pesquisadores ou no desenvolvimento de projetos voltados para a educação e a mobilidade.

O curso também é uma oportunidade para que os estudantes tomem consciência da importância de conhecer os regramentos previstos na legislação de trânsito, e das regras de convivência no espaço coletivo, construindo uma cultura de respeito e civilidade no trânsito. A retomada do projeto “Multiplicadores da Educação para o Trânsito” é uma importante oportunidade de colaborar com a formação de estudantes conscientes e engajados no propósito de contribuir para um trânsito mais seguro e humano.

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