Mais de 2 mil alunos de escolas públicas de todo o Estado participaram do desfile, que teve início às 15h na Avenida da Paz. A secretária de Estado da Educação, professora Roseane Vasconcelos, ressaltou a importância do evento não apenas para celebrar a emancipação política, mas também para valorizar a cultura e a diversidade do povo alagoano. Segundo ela, o desfile é uma forma de estimular a criatividade dos jovens e promover o protagonismo estudantil.
A seleção das escolas que desfilaram foi feita a partir de um concurso de redação promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que abordou temas como equidade nas relações sociais. Os subtemas desenvolvidos pelos estudantes foram apresentados pelas 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) durante o desfile.
A solenidade foi aberta oficialmente pelo governador Paulo Dantas, com a execução do exórdio pela banda do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. Mais de 100 servidores da Seduc apoiaram a participação dos 2.150 alunos da rede pública estadual, que desfilaram com coreografias e figurinos que destacavam a história, a cultura e o orgulho alagoano.
O evento foi marcado pela alegria e entusiasmo dos estudantes, que puderam mostrar todo o seu talento e criatividade. O desfile cívico foi uma oportunidade não só de celebrar datas importantes para o Estado, mas também de promover a integração e o compromisso social dos jovens com a comunidade em que estão inseridos. Mais do que uma festa, o desfile foi um momento de valorização da educação e da cultura alagoana.