Durante a abertura da solenidade, Lessa destacou a importância de amar a própria terra e enalteceu os feitos e personalidades alagoanas que dignificam o estado. O vice-governador ressaltou os avanços de Alagoas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alcançando a terceira melhor nota na edição de 2023 entre as redes estaduais de ensino do Nordeste e a sétima melhor avaliação do Brasil, marcando o melhor resultado do ensino médio da rede estadual de Alagoas desde a criação do IDEB.
O Desfile Cívico, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), contou com a participação de 2.150 alunos de escolas da rede pública estadual, além de mais de 100 servidores do órgão. Ao longo do evento, 18 pelotões formados pelas 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs), bandas de fanfarra, da Polícia Militar de Alagoas, unidades de ensino, centros estaduais e equipe organizadora abrilhantaram a avenida com apresentações emocionantes.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destacou a importância do evento como forma de resgate da história, conhecimento e pertencimento do território pelos alunos. A professora Maria de Lima, que aguardava ansiosa o desfile da Escola Estadual Rosa Maria Paulina da Fonseca, onde leciona, compartilhou o orgulho de presenciar a participação de seu neto na fanfarra da escola.
O Desfile Cívico Estudantil em celebração aos 207 anos de Emancipação Política de Alagoas foi mais do que uma simples demonstração de patriotismo e cultura, foi um momento de valorização da educação e integração da comunidade escolar com a sociedade, reafirmando o compromisso social e a equidade dentro das escolas do estado.