DESCONTO! Equatorial Alagoas Intensifica Cadastro de Famílias Indígenas para Desconto na Conta de Energia



Tarifa Social de Energia Elétrica Impacta Comunidades Indígenas em Alagoas

O programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), tem gerado mudanças significativas na vida de diversas famílias em Alagoas ao oferecer descontos na conta de energia elétrica. Em uma iniciativa voltada para o fortalecimento da população indígena, a Equatorial Alagoas celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas com uma campanha de busca ativa. A proposta é garantir que essas famílias tenham direito ao benefício, que pode chegar a isenção total dos custos de energia elétrica.

Em Alagoas, mais de 578 mil famílias são atualmente beneficiadas pela TSEE. Desse universo, um segmento específico inclui 2.089 famílias indígenas. No entanto, estima-se que cerca de 190 mil famílias ainda não aproveitam o benefício, principalmente porque não atualizaram seus dados ou não efetuaram o cadastro na concessionária de energia. Dentro desse grupo, cerca de 1.931 famílias indígenas em potencial ainda não têm acesso ao desconto.

A qualificação para o programa inclui famílias indígenas registradas no Cadastro Único, com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que possuam membros beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A magnitude dos descontos oferecidos varia conforme o consumo de energia elétrica da família: até 50kWh por mês, o desconto chega a 100%; de 51kWh a 100kWh, a redução é de 40%; e para consumo entre 101kWh e 220kWh, o desconto é de 10%. Para consumos superiores a 221kWh, não há desconto.

Processo de Cadastro

Para garantir o acesso ao benefício, as famílias devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, munidas de documentos pessoais de identificação e a conta de energia elétrica. Famílias indígenas precisam também apresentar o Registro Administrativo de Nascimento (RANI) emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Aquelas que já possuem o Número de Identificação Social (NIS) atualizado podem solicitar a inclusão no programa diretamente à Equatorial, por meio do telefone 0800 082 0196 ou via WhatsApp pelo número (82) 2126-9200, conversando com a assistente virtual Clara. Em casos envolvendo laudos médicos, como em famílias com membros que dependem de aparelhos elétricos para tratamento, a renda mensal deve ser de até três salários mínimos.

Além dessas opções, as solicitações também podem ser feitas pelo site da Equatorial (www.equatorialenergia.com.br), selecionando o estado de Alagoas, ou em uma das agências de atendimento presencial.

Luciana Carmo, gerente de relacionamento com o Cliente da Equatorial, reitera a importância do programa: "Nosso objetivo é cadastrar o maior número possível de unidades na baixa renda. Com os descontos oferecidos, as famílias podem economizar na conta de energia e direcionar os recursos para saúde, educação e até lazer. Também incentivamos a economia local, pois o dinheiro economizado na conta de luz será utilizado para fomentar o comércio."

Impacto Social e Econômico

Com a expansão do programa TSEE, a Equatorial Alagoas não apenas auxilia as famílias de baixa renda a gerir melhor suas finanças, mas também proporciona um impacto positivo na economia dos municípios. Essa iniciativa representa um passo significativo para a inclusão social e para a sustentabilidade econômica, especialmente em comunidades indígenas que frequentemente enfrentam desafios adicionais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo