A adesão ao SNE é simples e pode ser feita através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Com o sistema, os motoristas passam a receber de forma digital todas as notificações, comunicados e documentos relacionados às infrações.
De acordo com Ângela Oliveira, chefe do setor de Controle de Infrações do Detran-AL, o desconto só é possível quando o órgão autuador está integrado ao SNE. Em Alagoas, além do Detran, que aderiu ao serviço em 2017, outros 11 órgãos de trânsito também participam do sistema, permitindo notificações tanto estaduais quanto interestaduais.
Para que o desconto seja aplicado, é necessário que a adesão ao SNE seja feita antes do envio da notificação de autuação, e o pagamento deve ser realizado dentro do prazo de vencimento da multa, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Caso o motorista deseje, é possível cancelar a adesão ao SNE a qualquer momento, voltando a receber as notificações de autuação e penalidade por meio postal tradicional.
Essa iniciativa tem como objetivo facilitar a vida dos condutores, oferecendo a possibilidade de regularizar a situação de forma mais prática e econômica. A integração ao SNE traz benefícios tanto para os motoristas quanto para os órgãos de trânsito, agilizando o processo de notificação e pagamento de multas. Portanto, para aqueles que desejam obter descontos em suas infrações, a adesão ao sistema é altamente recomendada.