Segundo os professores entrevistados pela Agência Brasil em Brasília e em São Paulo, o assunto proposto na redação do Enem é uma oportunidade para os estudantes demonstrarem suas habilidades de escrita e pensamento crítico. A professora Analu Vargas, do colégio SEB, destaca que o tema propõe uma reflexão sobre o funcionamento da sociedade, abordando a valorização da herança da cultura africana e também questões como preconceito e racismo, crimes ainda presentes em nossa sociedade.
A coordenadora Juliana Rettich, do PB Colégio e Curso em São Paulo, ressalta a importância pedagógica do Enem e o acerto do Inep ao escolher um tema que pode se tornar pauta para reportagens em diversos veículos de comunicação. Para ela, o tema deste ano abre espaço para discutir a descolonização e a valorização do conhecimento produzido pelos povos africanos e afrodiaspóricos.
Profissionais de outras instituições, como o Colégio Etapa e o Colégio Galois, também destacam a relevância do tema e ressaltam a necessidade de combater o racismo estrutural e valorizar a cultura africana em todas as instâncias da sociedade. Segundo eles, o Enem e o tema da redação estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, especialmente o ODS 18, que preza pela igualdade étnico-racial.
No entanto, alguns professores alertam para a resistência de alguns indivíduos e instituições em lidar com o tema, revelando uma visão hierárquica e discriminatória. Para garantir uma boa pontuação na redação, os alunos precisam não apenas argumentar bem, mas também apresentar repertórios legitimados e uma formatação adequada do texto, atendendo às competências exigidas pelo Inep. Portanto, o tema da redação do Enem deste ano representa um desafio e uma oportunidade para os estudantes refletirem sobre a valorização da herança africana no Brasil e contribuírem para uma sociedade mais justa e igualitária.









