Pedido aconteceu durante reunião com Iran Menezes, diretor-presidente do DER-AL
Na manhã da última sexta-feira, 13, uma reunião na sede do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER-AL) trouxe à tona uma importante preocupação da população local. Klécio Santos, presidente da Cooperativa Pindorama, se encontrou com Iran Menezes, diretor-presidente do DER-AL, para discutir a situação crítica da rodovia AL-110, que liga o Litoral Sul às regiões do Baixo São Francisco, Agreste e Sertão. A via é vital para o escoamento de produção e desenvolvimento do turismo na região, mas está em estado de deterioração.
Com aproximadamente 15 km de extensão, a AL-110, também conhecida como Rodovia Pindorama/Bolivar, enfrenta sérios problemas em vários trechos. A quantidade de buracos transformou a via em um desafio para motoristas de diferentes tipos de veículos, resultando em prejuízos e acidentes, alguns deles fatais. Diante dessa situação, Klécio Santos buscou o apoio de Iran Menezes para revitalizar a rodovia, algo que, segundo ele, traria mais tranquilidade e segurança aos usuários.
“Aquela rodovia deu uma dinâmica à economia e ao turismo da região. É lógico que o tempo vai desgastando. É preciso uma atenção e é isso que nós estamos fazendo aqui, passando para o amigo Iran que alguns trechos estão com muitos buracos, e ele está se comprometendo em atender à demanda, como sempre há essa atenção do governo em atender, através de seus órgãos, nossos pleitos. Logo isso será resolvido”, afirmou Klécio Santos, destacando a importância da via para a economia regional.
Por sua vez, Iran Menezes assegurou que as obras de reparo terão início até o final de setembro. “Eu acredito que nesses 15 dias nós já estaremos na região atuando nessas operações emergenciais”, declarou o diretor-presidente do DER-AL.
Redimensionamento
O gestor do DER-AL também informou que um projeto de redimensionamento da Rodovia Pindorama/Bolivar já existe e será posto em prática em breve. “Além da programação de manutenção rotineira, popular tapa buraco, já existe um projeto paralelo de redimensionamento dessa rodovia. Ela foi dimensionada lá atrás para um tipo de tráfego, tecnicamente falando, um tratamento superficial. Nós vamos fazer a correção do tratamento superficial e, em cima, fazer uma camada de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente). Isso vai dar uma segurança e uma durabilidade maior à realidade, hoje, do tráfego”, explicou Menezes.
Federalização
Adicionalmente, Menezes anunciou que partes das rodovias AL-101/Sul, AL-105 e AL-110 serão federalizadas, um processo motivado pela construção da ponte Penedo/Neópoles, que atravessará o Rio São Francisco e ligará os estados de Alagoas e Sergipe. “Já está no Ministério dos Transportes, já existe a sigla da rodovia que vai nascer na Ponte Divaldo Suruagy (Maceió), desce pela Barra de São Miguel, Gunga, passando por Coruripe e pela Rodovia Penedo/Pindorama. É a BR-384”, revelou Menezes. Ele acrescentou que a mudança atualmente está em fase de tramitação para transferir o patrimônio da esfera estadual para a federal.
Menezes acredita que a federalização trará benefícios significativos para Alagoas e sua população. “Uma rodovia estadual passar a federal, o DNIT readequa a correção de traçado e dimensionamento de pavimento. Acredito que entre 2025 e 2026 todo esse trajeto passe a ser federal, o que é um ganho significativo para o estado e para a região”, finalizou o diretor-presidente do DER-AL.