Deputados já se movimentam pela eleição da Mesa Diretora da Alesp, com destaque para disputa na 1ª Secretaria por indicação do PT.



Na reta final do recesso parlamentar, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) já estão movimentando os bastidores para a eleição da Mesa Diretora, marcada para o dia 15 de março. Mesmo com o período de descanso ainda em vigor até o início de fevereiro, as articulações começaram a ganhar força, especialmente na bancada do PT.

Neste ano, a Alesp poderá reeleger os atuais integrantes da Mesa, o que já está sendo costurado nos bastidores. Conforme apurado pelo Metrópoles, há um acordo para a reeleição do presidente André do Prado (PL) e a distribuição das secretarias seguirá de acordo com o tamanho das bancadas. Com esse cenário, PT e PSDB devem manter a 1ª e 2ª Secretarias, respectivamente.

A 1ª Secretaria é considerada uma das mais influentes da Casa, sendo responsável por atividades administrativas e por fiscalizar despesas. O atual ocupante do cargo, Teonilio Barba, manifestou interesse em tentar a reeleição, apesar da concorrência de outros três deputados que também buscam a vaga.

A eleição para a Mesa Diretora em 2023 foi marcada por disputas internas no PT, envolvendo diferentes alas. Quadros nacionais do partido, como o ministro Luiz Marinho, mobilizaram-se a favor de Barba, o que gerou polêmica e divisões.

Com as atividades parlamentares previstas para retornar em fevereiro, a bancada do PT se reunirá para definir os próximos passos, inclusive os líderes da bancada e da Minoria. A aprovação da medida para permitir a reeleição da presidência da Casa, no ano passado, foi marcada por polêmicas e divergências, com o PSol manifestando-se contrário à proposta.

A eleição na Alesp promete agitar os corredores do legislativo paulista e será um teste para as articulações políticas no estado. Com uma disputa acirrada pela Mesa Diretora, o cenário político em São Paulo promete esquentar nos próximos meses.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo