Deputados Debatem Desafios da Alfabetização no Brasil em Audiência Pública na Câmara



A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública nesta terça-feira (13) para tratar dos desafios enfrentados na alfabetização no Brasil. A sessão, solicitada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), terá início às 16 horas, em um local que ainda será definido.

O deputado Nikolas Ferreira vem destacando a gravidade do problema da alfabetização no país. “O Brasil ficou à frente de apenas quatro países em uma avaliação internacional de alfabetização realizada em 2021. Isso é um indicativo preocupante do desempenho educacional brasileiro”, afirmou Ferreira, referindo-se aos dados publicados pelo PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study).

O PIRLS é uma avaliação realizada pela IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement), que conta com uma parceria global de instituições de pesquisa, órgãos governamentais e especialistas em educação. Na análise de 2021, os alunos brasileiros obtiveram uma média de 419 pontos, desempenho que está à frente somente de países como Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul, sendo este último com apenas 288 pontos. Por outro lado, países menos conhecidos por seu desempenho educacional, como Azerbaijão e Uzbequistão, superaram o Brasil. Entre os líderes dessa avaliação estão Singapura, com 587 pontos, Irlanda, com 577, e Hong Kong, com 573 pontos.

No Brasil, a avaliação incluiu uma amostra de 4.941 estudantes do 4º ano do ensino fundamental. Realizada em 2021, a prova reflete os impactos da pandemia de Covid-19, que resultou no fechamento prolongado de escolas. A pontuação média desses alunos indicou que o país ainda se encontra no nível baixo da escala de proficiência do PIRLS.

De acordo com o deputado Ferreira, a situação atual evidencia uma necessidade urgente de foco no ensino básico, especialmente na alfabetização infantil, que será uma prioridade da Comissão de Educação este ano. “Há uma grande demanda por atenção no ensino básico e, principalmente, na alfabetização de nossas crianças. Estes serão temas de extrema prioridade na Comissão de Educação durante este ano”, reforçou o parlamentar.

Esse debate promete ser uma oportunidade crucial para discutir estratégias e políticas que possam ajudar a reverter o quadro alarmante da alfabetização no Brasil, buscando garantir que as novas gerações recebam a educação de qualidade que merecem.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo