Deputados aprovam projeto de lei que regulamenta destinação de recursos para festividades de São João em Alagoas.

Na sessão ordinária desta quarta-feira, os 18 parlamentares presentes na Assembleia Legislativa de Alagoas tiveram uma extensa pauta de discussões, com destaque para a apreciação de 21 itens na ordem do dia. Dentre eles, merece atenção especial o projeto de lei ordinária nº 519/2023, apresentado pelo deputado Inácio Loiola (MDB), que busca regulamentar a destinação de recursos públicos para as festividades de São João no Estado de Alagoas.

O parlamentar destacou a importância das festas juninas como uma das maiores expressões culturais do Brasil, principalmente na região Nordeste. Loiola ressaltou que muitas vezes essas festividades não recebem o apoio e investimento necessários, ou quando recebem, os recursos não são aplicados de forma adequada para valorizar a cultura local, podendo comprometer a qualidade e diversidade das atrações artísticas.

Segundo o texto do projeto de lei, fica estabelecido que pelo menos 50% dos recursos públicos destinados à contratação de artistas e conjuntos musicais para as festividades de São João devem ser direcionados para atrações que representem as manifestações do forró. Os outros 50% serão destinados a atrações de qualquer gênero musical, com o objetivo de promover a diversidade cultural e artística das celebrações juninas.

Após ser aprovado em primeira votação pelos parlamentares da Casa, o projeto recebeu uma emenda modificativa, proposta pela deputada Fátima Canuto (MDB), que deve ser discutida e votada em sessões futuras.

A iniciativa de Inácio Loiola e a discussão em torno desse projeto ressaltam a importância de valorizar e promover a cultura popular através de investimentos e apoio do poder público, garantindo a preservação e o fortalecimento das tradições locais. A destinação responsável dos recursos para as festividades de São João contribuirá para a diversidade e qualidade das atrações artísticas, enriquecendo as celebrações e valorizando a cultura alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo