Deputado Ricardo Nezinho comemora aprovação do projeto que formaliza o Instituto de Criminalística do Agreste em Arapiraca.



Deputado Ricardo Nezinho comemora aprovação de projeto de lei para implantação do Instituto de Criminalística de Arapiraca

Durante a sessão extraordinária desta segunda-feira, 18, o deputado Ricardo Nezinho (MDB) expressou sua gratidão à Mesa Diretora da Casa, líderes partidários e aos colegas parlamentares pelo esforço concentrado que resultou na aprovação do projeto de lei ordinária 677/2023. O projeto prevê a alteração da lei delegada nº 48, de 30 de dezembro de 2022, para instituir o modelo de gestão da administração pública estadual do Poder Executivo. A modificação tem como objetivo formalizar a criação do Instituto de Criminalística do Agreste, localizado em Arapiraca e já em funcionamento há cerca de um ano. A matéria foi aprovada em redação final por unanimidade.

O deputado enfatizou a importância desse momento, mencionando que a formalização do Instituto de Criminalística de Arapiraca era um pleito antigo. Ele afirmou que o ano de 2023 será encerrado com a sensação do dever cumprido em relação a essa reivindicação, não apenas de Arapiraca, mas de 56 cidades que aguardavam por essa conquista. Nezinho traçou um histórico do processo, que teve início na segunda gestão do governador Teotonio Vilela Filho e passou pelo governo de Renan Filho até a conclusão na gestão do governador Paulo Dantas.

O deputado ressaltou que desde a entrada do governador Paulo Dantas, ele buscava a instalação do Instituto de Criminalística de Arapiraca. Em agosto de 2022, um posto avançado do Instituto foi instalado na cidade, mas na época não foi possível encaminhar um projeto de lei devido à proximidade das eleições gerais de 2022. Nezinho agradeceu ao presidente Marcelo Victor e aos líderes da Casa pela celeridade na apreciação da matéria, destacando a importância do Instituto de Criminalística para a região. Ele destacou que antes da implantação, os corpos aguardavam de 8 a 12 horas pela chegada dos peritos, causando sofrimento às famílias locais.

Durante apartes, os deputados Breno Albuquerque (MDB), Gilvan Barros (MDB) e Silvio Camelo (PV) parabenizaram Ricardo Nezinho pela atuação e luta em prol da implantação do Instituto de Criminalística. Breno Albuquerque destacou a importância do projeto para a segurança do município de Arapiraca, enquanto Gilvan Barros ressaltou que a implantação do Instituto irá beneficiar toda a região. Já Silvio Camelo enfatizou o empenho do deputado Nezinho em buscar esse benefício para a região de Arapiraca, elogiando a sensibilidade do governador Paulo Dantas em cumprir com o prometido. Ele também mencionou que apresentou uma emenda ao projeto, incluindo o município de Delmiro Gouveia como outra cidade a receber esse núcleo da polícia científica.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo