Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nos últimos cinco meses houve um aumento de 5,4%, ultrapassando a inflação registrada ao longo de todo o ano de 2024, que foi de 4,83%. Essa disparada nos preços, especialmente dos alimentos consumidos em casa, com um crescimento de 1,07%, tem preocupado a população e despertado a atenção dos parlamentares.
Alfredinho justificou sua iniciativa afirmando que o aumento nos preços dos alimentos pode estar relacionado a supostos desperdícios por parte de grandes agricultores. O deputado destacou que denúncias apontam para práticas que visam manipular os preços no mercado interno, mantendo-os artificialmente elevados. Para o parlamentar, essa situação representa uma ameaça ao combate à fome, à segurança alimentar e ao desenvolvimento econômico e social do país.
Além disso, um estudo do Centro de Liderança Pública (CLP) apontou que o aumento dos preços dos alimentos no Brasil foi influenciado, principalmente, por fatores internos, como a ocorrência de chuvas e secas no ano passado.
Diante desse cenário, a instauração da CPI se faz essencial para garantir a transparência e investigar a fundo as possíveis causas do aumento nos preços dos alimentos. Resta agora aguardar os desdobramentos dessa nova frente de investigação parlamentar, que promete trazer à tona questões cruciais para a economia e a segurança alimentar do país.