Durante a audiência, representantes dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Integração e Desenvolvimento Regional, fizeram sugestões para aprimorar o projeto. O subsecretário de Programas de Infraestrutura da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Zarak Ferreira, propôs que os recursos não fossem direcionados apenas para a área de desastres, mas também para a prevenção, e que fossem destinados a um conjunto de órgãos, e não a um órgão específico.
O deputado Gilson Daniel concordou com as sugestões e ressaltou a importância de destinar recursos para a prevenção, mitigação e preparação de desastres, já que os recursos disponíveis atualmente são insuficientes para essas ações. Ele assegurou que no parecer final da proposta serão incluídos não apenas recursos para a prevenção, mas também para a preparação e mitigação de desastres.
A diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Karine da Silva Lopes, também manifestou apoio à proposta e defendeu que os recursos sejam direcionados para o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap), com o objetivo de apoiar estados e municípios nas ações de prevenção, mitigação e preparação de desastres.
O deputado Bibo Nunes, autor da PEC, destacou que a proposta não interfere no Orçamento e conta com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira. A expectativa é que a PEC represente um avanço significativo na questão do enfrentamento e prevenção de desastres naturais no país.