O deputado foi coautor de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) com o objetivo de sustar os efeitos da medida, além de solicitar explicações ao Ministério da Fazenda sobre as mudanças propostas. Em sua declaração, Alfredo Gaspar enfatizou que o governo Lula cedeu à pressão popular ao revogar a medida e destacou sua posição contrária desde o início.
Alfredo Gaspar argumentou que a norma representava uma violação à privacidade dos brasileiros e um peso injusto para as pequenas empresas. Ele ressaltou a importância de dar um basta à perseguição ao contribuinte honesto e à burocracia que prejudica a classe trabalhadora.
Ao expressar sua opinião sobre a revogação da medida, o deputado enfatizou que a mudança no Pix tinha como objetivo prejudicar os cidadãos de bem. Ele reiterou a necessidade de transparência por parte do governo e de medidas que beneficiem a população em geral.
Em suma, a atuação de Alfredo Gaspar em relação à medida de monitoramento do Pix e sua postura em defesa dos interesses da população demonstram seu comprometimento com a transparência, a justiça e o bem-estar da sociedade brasileira.