Ricardo Nezinho enfatizou a importância da celebração, destacando que é uma maneira de honrar a história de Arapiraca e manter viva a tradição. A cavalgada, que acontece desde 2003, tem como objetivo principal homenagear a padroeira da cidade recriando o trajeto feito por Manoel André, fundador de Arapiraca, em 1864, quando trouxe a imagem da Santa até o Agreste alagoano.
O percurso da cavalgada tem cerca de 80 km e passa por cidades como Rainha Isabel (PE), Palmeira dos Índios (AL) e Igaci (AL), além da Vila São de José, na zona rural de Arapiraca. Durante todo o trajeto, os animais são acompanhados por veterinários, garantindo seu bem-estar.
A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é de grande importância para a Cultura e Turismo Religioso de Arapiraca e Bom Conselho. Desde 2023, a celebração é considerada patrimônio cultural do Estado de Pernambuco, graças a uma Lei de autoria do deputado Ricardo Nezinho, sancionada em dezembro de 2023.
O ponto alto da festa será no próximo domingo (02/02), na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, seguido por uma procissão pelas principais ruas do Centro de Arapiraca. É um momento de fé, tradição e união da comunidade em torno de uma das festividades mais emblemáticas da região.