No último dia 15 de setembro, o Governo de Alagoas entregou ao Parlamento o PLOA e o PPA, que foram encaminhados à Comissão de Finanças. Durante o processo, ambos tramitaram por 10 sessões ordinárias, onde foram realizadas as emendas necessárias, em conformidade com as constituições Federal e Estadual, bem como com o Regimento Interno do Legislativo.
A audiência contará com a presença de técnicos da Secretaria da Fazenda e da Secretaria do Planejamento do Estado. Será uma oportunidade para discutir as prioridades de investimentos em Alagoas, em conjunto com o poder público.
Durante os debates, os técnicos, deputados e demais participantes poderão apresentar e discutir propostas, a fim de aprimorar o PLOA e o PPA. Será uma oportunidade para analisar as demandas e necessidades de Alagoas, buscando um planejamento estratégico alinhado com as expectativas da população.
O PLOA é um documento essencial para a gestão pública, pois estabelece as receitas e despesas previstas para o próximo ano. Já o PPA é um instrumento de planejamento que visa estabelecer diretrizes, objetivos e metas para um período de quatro anos.
Portanto, a audiência pública convocada pelo deputado Gilvan Barros Filho será de extrema importância para a transparência e o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo, assim como para a participação da sociedade civil. Será uma oportunidade para que as demandas e prioridades de investimentos sejam discutidas de forma democrática e colaborativa, visando um desenvolvimento mais justo e sustentável para o estado de Alagoas.