Deputado Chicão destaca importância da doação de órgãos e propõe ação para aumentar número de doadores em Alagoas

Na sessão ordinária da Casa Tavares Bastos realizada nesta quarta-feira (20), o deputado Henrique Chicão, do partido Republicamos, fez um discurso em que ressaltou a importância da doação de órgãos e defendeu a necessidade de uma discussão mais ampla sobre o tema para atrair mais doadores no estado de Alagoas.

Segundo o parlamentar, apesar de Alagoas ter apresentado um aumento de 12,5% no número de transplantes neste ano em comparação ao mesmo período de 2022, os números ainda são considerados insuficientes. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Alagoas no início do mês de agosto, foram realizados 63 procedimentos nos últimos oito meses, contra 56 no mesmo período do ano anterior.

“Nós precisamos ampliar esses números”, afirmou o deputado Chicão, que também incentivou seus colegas parlamentares e o secretário de Saúde do Estado, Gustavo Pontes de Miranda, a se unirem nesse esforço. Além disso, Chicão propôs a realização de uma sessão especial sobre o tema, visando conscientizar a população e estimular a doação de órgãos por meio de políticas públicas.

O deputado ressaltou a importância do gesto de doar órgãos, enfatizando que muitas vidas dependem dessa ação para sobreviver. Ele destacou a necessidade de se divulgar a importância desse ato, pois a doação de órgãos representa a doação de vida.

A questão da doação de órgãos é um assunto de extrema relevância, que envolve tanto aspectos humanitários quanto de saúde pública. Segundo especialistas, a doação de órgãos é fundamental para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de pacientes em condições graves.

No entanto, para que os números de doadores e transplantes avancem, é necessário que haja uma conscientização maior por parte da sociedade, bem como um investimento em campanhas educativas e encontros para discussão do tema. Somente dessa forma será possível aumentar o número de doadores e, consequentemente, salvar mais vidas.

Diante disso, o deputado Chicão se mostrou empenhado em liderar esse movimento e trabalhar em conjunto com outros parlamentares e autoridades do estado de Alagoas para ampliar o debate sobre a doação de órgãos e implementar ações efetivas que possam incentivar a população a se tornar doadora.

Enfrentar os desafios que envolvem a doação de órgãos é fundamental para garantir que mais pessoas tenham acesso a transplantes e, dessa forma, possam ter uma segunda chance de vida. O trabalho do deputado Henrique Chicão e a sua preocupação em conscientizar a população e estimular a doação de órgãos são passos importantes para alcançar esse objetivo. É preciso que todos se envolvam nessa causa e sejam agentes de transformação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo