Deportados dos EUA ganham lanche típico brasileiro ao desembarcarem em Belo Horizonte após voo da FAB e relatam maus-tratos.



Na tarde desta sexta-feira (7/2), o Aeroporto de Fortaleza (CE) foi palco do desembarque de 95 brasileiros deportados dos Estados Unidos em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Dentre os deportados, 16 permaneceram no Ceará, enquanto os outros seguiram viagem para Belo Horizonte, Minas Gerais, em uma aeronave disponibilizada pela FAB.

O desembarque em terras mineiras está previsto para as próximas horas, e os repatriados serão recebidos com um lanche típico da região, composto por pão de queijo, broa, suco, banana e água. Além disso, receberão um kit de higiene pessoal contendo desodorante, bucha, pasta e escova de dente.

A viagem de deportação não foi fácil para os brasileiros, que relataram ter sofrido maus-tratos durante o voo. Segundo a Secretária dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França, os deportados passaram a viagem algemados, acorrentados e com fome, evidenciando as condições precárias enfrentadas durante o processo de repatriação.

A operação de trazer os brasileiros de volta ao país contou com o empenho da FAB, que disponibilizou uma aeronave para realizar o transporte dos deportados. A chegada dos repatriados em Belo Horizonte marca o desfecho de uma jornada delicada e marcada por desafios para esses brasileiros que foram forçados a regressar ao Brasil após passarem por situações difíceis nos Estados Unidos.

No total, 111 brasileiros foram repatriados, trazendo à tona a complexidade e as contradições envolvidas no processo de deportação e nas políticas migratórias em vigor. A chegada dos deportados em território nacional coloca em pauta a necessidade de um debate mais amplo e humanitário sobre as condições dos migrantes e a forma como são tratados em situações de deportação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo