DENÚNCIA! Unimed abandona em casa aposentado com sintomas graves de Covid-19 em Maceió



Uma família de Maceió, cliente do Home Care do plano de saúde Unimed e com paciente acamado há mais de 2 anos com tumor em estado avançado, vive um drama à espera há dias por atendimento por parte do plano, sem respostas objetivas. Morador da Jatiúca, o aposentado Eufrázio Pinto Torres está com sintomas fortes de Covid-19 como febre e dores no corpo. Sua esposa, a servidora pública Suzana Lucas Barbosa Higino, reclama da falta de sensibilidade, apoio e agilidade do atendimento da operadora de saúde.

O quadro de saúde de Eufrázio Pinto Torres é muito delicado. Além do tumor – na hipófise, tendo já passado por sessões de radioterapia – Eufrázio é diabético, hipertenso, tem Mal de Alzheimer e também é portador de retocolite, doença intestinal inflamatória e crônica que provoca inflamação no trato digestivo, e diverticulite. Vivendo sob cuidados intensos em sua casa, o paciente agora também está sentindo os efeitos do contágio pelo novo coronavírus.

“O plano dele tem Home Care. Desde sábado imploramos por atendimento à Unimed. E é sempre a mesma resposta de que está em análise o pedido. Sempre a mesma ladainha. Não temos como levá-lo ao hospital, porque moramos somente eu e ele em casa e ele não anda, porque está acamado há 2 anos. Hoje uma médica veio aqui, finalmente, passou 5 minutos, não prescreveu nada e foi embora. Não temos como ficar sem atendimento da Unimed. Um plano tão caro e este descaso. Parece que a Unimed não quer atender, não quer cumprir com suas obrigações”, reclama Suzana Lucas Barbosa Higino.

Mas o pior é que sem ter como remover o paciente até o hospital, e diante do contágio com Covid-19, a esposa do paciente também se infectou com coronavírus. “Não posso sair de casa, estou contaminada, com sintomas fortes de Covid. O Home Care demorou dias para nos atender, em um atendimento que deveria ser imediato. Um absurdo, uma vergonha. A médica finalmente veio hoje, e nada fez. Ele só piora, e eu também. Preciso levá-lo ao hospital, com urgência, mas sem o apoio do plano e do Home Care não tenho como” diz a servidora pública.

Após a visita relâmpago da profissional de saúde da Unimed na manhã de terça-feira (2), que nada prescreveu para o paciente, houve uma piora de Eufrázio Pinto. “A febre só aumenta. Do jeito que vai, temo por ele vir a óbito em casa, sem atendimento médico, por mais que seja direito dele como titular do plano de saúde. Como Home Care da Unimed não atendeu nossa demanda, liguei para o SOS do plano. Preciso internar o Eufrázio. Mas para minha surpresa, o SOS afirmou não poder nos socorrer porque o Home Care já havia nos ‘atendido’! Descaso total. Estamos abandonados pela Unimed” reitera Suzana Lucas.

Como mensalidade, o aposentado Eufrázio Pinto Torres paga quase R$ 1.300,00 por mês à Unimed. Em seu site, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) ressalta “que os planos devem prestar e cobrir o atendimento necessário para os pacientes com a Covid-19. Ainda não há tratamento específico para a doença, mas os esquemas de tratamento atualmente disponíveis devem ser oferecidos. Os exames de diagnóstico também devem ser cobertos, pois foram incluídos na Rol de Procedimentos obrigatórios” da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

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