Demanda global por petróleo deve crescer em 2024, segundo relatório da Opep publicado nesta terça-feira



A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou, em seu relatório mensal publicado nesta terça-feira, 14, que mantém sua previsão de alta na demanda global por petróleo até 2024. Segundo o cartel, a demanda mundial deve aumentar em 2,2 milhões de barris por dia (bpd) nesse ano. Para 2025, a projeção também se mantém estável, com um acréscimo de 1,8 milhão de bpd.

Em relação à oferta de petróleo por países fora da Opep, a organização prevê um aumento de 1,2 milhão de bpd em 2024 e de 1,1 milhão de bpd em 2025, números que não apresentaram grande variação em comparação com estimativas anteriores.

Além disso, a Opep reafirmou sua expectativa de crescimento econômico global, prevendo uma expansão de 2,8% no Produto Interno Bruto (PIB) global em 2024 e de 2,9% em 2025. Para os Estados Unidos, no entanto, houve uma revisão para cima nas projeções de crescimento, passando de 2,1% para 2,2% em 2024 e de 1,7% para 1,9% em 2025.

Essas previsões da Opep refletem um cenário otimista em relação à recuperação econômica global e à demanda por petróleo nos próximos anos. A manutenção das projeções de alta na demanda e nos preços do barril de petróleo demonstra a confiança do cartel na estabilidade do mercado e na retomada do crescimento econômico pós-pandemia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo