É importante ressaltar que a Opep destacou que a demanda em países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) deverá crescer em torno de 200 mil bpd neste ano e 100 mil bpd no próximo. Enquanto fora da OCDE, a previsão é de avanços expressivos no consumo de cerca de 2 milhões de bpd em 2024 e 1,7 milhão de bpd em 2025.
Além disso, a Opep também manteve suas projeções para o aumento da oferta de petróleo entre países fora do grupo Opep+ em 2024, estimando um incremento de 1,2 milhão de bpd. Os países que mais contribuirão para esse aumento são os Estados Unidos, Canadá, Brasil e Noruega. Para o ano de 2025, a Organização reiterou sua projeção de avanço na oferta global da commodity fora do grupo Opep+, em 1,1 milhão de bpd.
No que se refere à produção da Opep+, o relatório informou que houve um aumento de 123 mil bpd em maio em comparação com abril, resultando em uma média de 40,92 milhões de bpd, de acordo com fontes secundárias.
Em suma, a Opep projeta um cenário otimista para o mercado global de petróleo nos próximos anos, com previsões de crescimento tanto na demanda quanto na oferta da commodity. As perspectivas apontam para um mercado em equilíbrio e com um movimento de recuperação após os desafios enfrentados nos últimos tempos.