Durante a palestra, o Delegado Thiago Prado destacou a importância de as vítimas reconhecerem os sinais de violência e denunciarem os agressores. Ele ressaltou que a antiga ideia de que “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” está equivocada, e que as vítimas não estão sozinhas, podendo contar com a rede de apoio disponível nas delegacias de Mulher, na Central de Flagrantes, na Patrulha Maria da Penha, no 190 e no disque denúncia de Violência Contra a Mulher, pelo número 180.
Além de abordar o tema da violência doméstica, o Delegado Thiago Prado também mencionou sua atuação no programa Salve Mulher, durante seu período como secretário de Segurança Comunitária de Maceió. O programa teve como objetivo capacitar a Guarda Civil Municipal no combate e prevenção da violência doméstica e familiar, com treinamentos voltados para um atendimento humanizado, abordagem e proteção às mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa do Delegado Thiago Prado de levar informações sobre violência doméstica para a comunidade escolar é fundamental para conscientizar e empoderar as pessoas, tornando-as cientes de seus direitos e da importância de denunciar qualquer forma de violência. A prevenção e o combate à violência doméstica são questões urgentes que exigem a mobilização e o engajamento de toda a sociedade.
