A nomeação de Urquiza ainda precisa ser ratificada pelos governos dos 195 países que compõem o órgão, mas caso seja confirmada, o policial terá um mandato de cinco anos a partir de 2025. Segundo Pacheco, essa indicação é um marco histórico para o Brasil e representa o reconhecimento da competência da Polícia Federal brasileira pela comunidade internacional.
O presidente do Senado ressaltou a importância da Interpol como centro de informações que colabora para unir as polícias dos Estados-Membros, formando uma força de polícia internacional que investiga crimes transnacionais, incluindo terrorismo e tráfico internacional de pessoas. Pacheco destacou que esta será a primeira vez, em cem anos de história da Interpol, que um brasileiro estará à frente da organização.
Além disso, durante seu pronunciamento, Rodrigo Pacheco expressou solidariedade e pesar pela morte do médico Sílvio Delorenzo, ocorrida no último dia 20 em Guaranésia, Minas Gerais. O presidente destacou a reputação do doutor Sílvio e seu comprometimento em oferecer tratamento de qualidade aos pacientes, ressaltando sua gestão exemplar à frente da Santa Casa de Caridade de Guaranésia.
Por fim, Pacheco também parabenizou a eleição de Fabrício Oliveira como Presidente da Associação Internacional Lions Clube para o período de 2024 a 2025, durante seu discurso no Senado. Ações como essas mostram a importância do reconhecimento de profissionais dedicados em diferentes áreas e reforçam a valorização do trabalho em prol da comunidade.







