O objetivo principal das discussões no G20 é abordar temas relacionados à economia digital, com ênfase em questões como inclusão digital, governo digital e o papel da inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável. Ministros e representantes de cerca de 40 países estarão presentes para trocar ideias e experiências acerca desses assuntos.
A programação do evento inclui debates, discussões, reuniões técnicas, coletivas de imprensa e a reunião ministerial, que contará com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Além disso, representantes de diversos órgãos do governo brasileiro também participarão, como os Ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Uma novidade nesta edição do G20 é a participação de servidores públicos de Alagoas, que atuarão como oficiais de ligação para as delegações estrangeiras. Com um treinamento específico realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, esses profissionais foram preparados para facilitar a comunicação e a coordenação entre as delegações internacionais, o Governo de Alagoas e o governo federal.
Essa experiência inédita para o estado tem despertado grande engajamento por parte dos oficiais de ligação, que veem na oportunidade não apenas uma troca cultural, mas também o fortalecimento de laços institucionais importantes para Alagoas. A presença do estado no G20 mostra o potencial que a região possui e a importância de participar ativamente de discussões relevantes no cenário internacional.