Debate na Casa Tavares Bastos discute sobre o Plano Diretor para melhorar a qualidade de vida na Região Metropolitana de Maceió.

A manhã desta segunda-feira, 29, foi marcada por uma sessão especial realizada no plenário da Casa Tavares Bastos para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió (PDUI/RMM), mais conhecido como Plano Diretor. A iniciativa partiu do deputado Alexandre Ayres (MDB), que solicitou a reunião para que os órgãos competentes pudessem debater sobre as medidas necessárias para promover melhorias na qualidade de vida da população.

Durante a sessão, Ayres fez críticas à gestão da capital Maceió, ressaltando a importância de políticas públicas bem planejadas e estruturadas. O parlamentar destacou problemas relacionados à mobilidade urbana, saneamento público e trânsito caótico, especialmente em locais como a Fernandes Lima e a orla da cidade. Ele enfatizou a necessidade de aumentar o poder financeiro da população, alegando que a falta de incentivos e programas habitacionais adequados impacta negativamente a vida dos trabalhadores.

Além disso, Ayres propôs soluções para desafogar o trânsito na capital, como a transformação de prédios antigos em áreas habitacionais nos bairros do Comércio, Trapiche e Vergel. O parlamentar também citou a situação provocada pela Braskem, que resultou no êxodo de moradores de cinco bairros. Ele ressaltou a importância de encontrar alternativas que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas afetadas.

A sessão ainda contou com uma palestra da professora Regina Dulce Lins, coordenadora do Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana. Ela enfatizou a importância do diálogo entre os representantes da sociedade civil e do Legislativo estadual para ajustar o texto legal do PDUI. A docente também explicou os setores abrangidos pelo plano e enfatizou o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população por meio do ordenamento do território.

Outros participantes, como o deputado Lelo Maia e a secretária da Seplag, Paula Dantas, ressaltaram a necessidade de cooperação entre os diversos entes federativos para implementar as ações propostas no Plano Diretor. A sessão contou com a presença do prefeito de Marechal Deodoro, Cacau, e do promotor de justiça Jorge Doria, demonstrando a relevância do tema para a região metropolitana de Maceió.

Sair da versão mobile