Debate na Câmara dos Deputados: Audiência Pública Aborda a Realidade das Mulheres Negras e o Combate ao Racismo Estrutural no Brasil



Na tarde desta terça-feira, dia 17, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública dedicada a discutir a condição social, histórica e política das mulheres negras no Brasil. A iniciativa busca criar um espaço para diálogo e reflexão sobre as múltiplas realidades e desafios enfrentados por esse grupo, que, ao longo da história, tem ocupado uma posição de subalternização dentro da sociedade.

A audiência, que se dará a partir das 17 horas no plenário 4, contará com a participação de convidados que contribuirão para enriquecer o debate. O presidente do Cedes, deputado Márcio Jerry, e as relatoras do grupo de estudo, deputadas Dandara e Benedita da Silva, abrirão a reunião enfatizando a importância dessa discussão. O evento possibilitará uma interação com o público, permitindo que dúvidas e questões sejam enviadas durante a atividade.

Este encontro faz parte de um esforço maior do grupo de estudo intitulado “Políticas públicas de combate ao racismo e às desigualdades de gênero na construção de um Brasil justo e desenvolvido”. De acordo com a agenda do evento, a insistência em reconhecer o racismo estrutural que permeia a sociedade brasileira está intrinsecamente ligada à trajetória e à vivência das mulheres negras. Essas mulheres, acima de tudo, são fundamentais para a compreensão das profundas disparidades de renda e de acesso a direitos que ainda persistem em nosso país.

Além de discutir a opressão histórica que estas mulheres enfrentam, o debate ainda visa resgatar e valorizar suas notáveis contribuições em diversas esferas, como na cultura, no trabalho, na resistência social e na elaboração de políticas públicas. Para o deputado Márcio Jerry, essa troca de experiências e saberes é fundamental para o enfrentamento do racismo estrutural e para o fortalecimento da democracia. Ele ressalta que as mulheres negras têm sido protagonistas em muitos aspectos da vida brasileira, e suas vozes não podem ser ignoradas no processo de construção de um futuro mais igualitário.

Os interessados em acompanhar a audiência e contribuir com perguntas podem acessar a plataforma disponibilizada para facilitar essa interação, refletindo o compromisso com um debate inclusivo e abrangente. A expectativa é que a audiência não apenas esclareça questões pertinentes, mas também impulsione novas ações e políticas que promovam justiça social e igualdade de gênero no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo