A Assembleia Legislativa de Alagoas retomou oficialmente os trabalhos nesta quinta-feira (19) com a sessão solene de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, realizada no plenário da Casa de Tavares Bastos. A cerimônia contou com a presença do governador Paulo Dantas, que fez a leitura da tradicional mensagem do Executivo aos parlamentares, apresentando o balanço da gestão e as metas para o último ano de governo.
Conforme estabelece a Constituição Estadual e o Regimento Interno, a abertura do ano legislativo ocorre em sessão solene. O presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, recebeu o chefe do Executivo para a apresentação do plano de governo para o exercício de 2026.
Durante o discurso, Paulo Dantas ressaltou a importância da relação harmoniosa entre os poderes para os avanços obtidos pelo Estado. “É uma imensa alegria estar novamente nesta Casa para iniciar mais um ano legislativo. Em todos os anos da minha gestão, fiz questão de vir pessoalmente apresentar a mensagem do Governo”, afirmou, destacando o papel do Parlamento para o fortalecimento da democracia.
O governador também agradeceu a parceria institucional construída ao longo do mandato e fez menção ao presidente da Assembleia. Segundo ele, a Casa teve papel decisivo na discussão e aprovação de projetos estruturantes, sempre com espírito público.
Paulo Dantas ainda elogiou o trabalho conjunto dos parlamentares e destacou a estabilidade política como fator determinante para a continuidade das políticas públicas. Ele citou a colaboração de lideranças políticas e reforçou que “nenhum governador constrói um legado sozinho”, ressaltando a união entre os poderes e instituições para impulsionar o desenvolvimento do Estado.
No balanço das ações, o governador destacou que Alagoas vive o maior ciclo de investimentos em infraestrutura viária da história, com mais de 2 mil quilômetros entre implantações, pavimentações e duplicações e investimentos superiores a R$ 3 bilhões. Entre as obras, citou a duplicação da AL-220, entre Delmiro Gouveia e Olho d’Água do Casado, com início previsto para março, e a triplicação da AL-101 Sul, entre Maceió e Barra de São Miguel.
Na área da saúde, anunciou a entrega, ainda este ano, da UPA de Rio Largo, do Hospital do Idoso e do Hospital Metropolitano do Agreste. O governador destacou que a ampliação da rede garante atendimento mais próximo da população, além de mencionar a entrega do Hospital Regional de Palmeira dos Índios em dezembro de 2025 e o início da realização de transplantes na rede pública estadual.
Na educação, Dantas ressaltou o programa de construção de 200 creches — com 85 já entregues — e a implantação de 57 novas escolas estaduais com padrão moderno e ginásios esportivos. Ele também destacou a ampliação do programa Daqui pro Mundo, que enviará mais 200 estudantes para intercâmbio na Inglaterra este ano.
Os indicadores econômicos e sociais também foram apresentados. Segundo o governador, Alagoas registrou em 2025 a menor taxa de desemprego da história, com mais de 16 mil novos empregos formais gerados no ano. O PIB estadual atingiu cerca de R$ 89 bilhões em 2023, com crescimento acima das médias nacional e regional, enquanto o PIB per capita teve o maior avanço percentual do Nordeste. Na segurança pública, os homicídios registraram queda para o menor índice dos últimos 14 anos, com redução acumulada superior a 56% desde 2012.
Ao encerrar a mensagem, Paulo Dantas reafirmou o compromisso de manter o ritmo de trabalho até o fim do mandato. “Seguiremos trabalhando de forma incansável, até o nosso último dia, com a mesma energia e respeito pelo povo alagoano”, concluiu.







