A eleição para as comissões está prevista para a próxima semana, porém Alcolumbre já está desenhando os colegiados desde o início da campanha. O PSD, maior bancada da Casa, ficará com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob a presidência de Otto Alencar (PSD-BA).
Além da mudança na presidência do Senado, haverá troca de cargos na Mesa Diretora da Casa e em todas as comissões. A eleição para os novos membros da Mesa Diretora e o presidente da Casa está marcada para sábado (1º/2), enquanto as eleições dos presidentes das comissões devem ocorrer nas próximas semanas.
Davi Alcolumbre, que será o novo chefe do Legislativo, promete ter um perfil mais independente. É a partir do apoio dos partidos em torno do novo presidente que os comandos das comissões são definidos. Este ano, a constituição dos presidentes dos colegiados leva em consideração o critério da proporcionalidade, favorecendo as maiores bancadas nas escolhas.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ficará com o MDB, tendo Renan Calheiros (MDB-AL) como presidente. Já a Comissão de Relações Exteriores (CRE) terá o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) como presidente.
Os senadores bolsonaristas, que apoiam Alcolumbre desde o ano passado, vão comandar comissões importantes, como a de Segurança Pública e Direitos Humanos. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deve presidir a Comissão de Segurança Pública, e Damares Alves (Republicanos-DF) será a presidente da Comissão de Direitos Humanos.
Além dessas comissões, os titulares de outras comissões importantes também foram definidos, como a de Meio Ambiente, Educação e Cultura, Ciência e Tecnologia, e outras. A expectativa é de que haja uma atuação comprometida e eficiente dos novos presidentes das comissões do Senado Federal.