O Instituto de Pesquisa DataSenado e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estabeleceram uma parceria com o objetivo de desenvolver um indicador capaz de medir com mais precisão a fome e a pobreza no Brasil. A iniciativa surgiu a partir de estudos realizados pelo DataSenado a pedido da Comissão de Direitos Humanos (CDH), presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), e do projeto semelhante desenvolvido pelo MDS.
A proposta para a criação do novo indicador foi feita devido à constatação de que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), embora avalie critérios como saúde, educação e renda das populações, é pouco sensível para captar as complexas realidades de desigualdades sociais presentes no Brasil.
Além do indicador, o grupo também pretende complementar os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relacionados à pobreza, através do DataSenado, e realizar estudos de campo com a população de rua. A frente de trabalho também tem a intenção de avaliar a eficácia das políticas públicas do MDS e buscar parcerias com outros órgãos que atuam no combate à fome e à desigualdade. O objetivo é fornecer dados precisos para auxiliar o poder público no planejamento e na execução de políticas de apoio aos brasileiros vulneráveis.
Segundo o coordenador do DataSenado, Marcos Ruben de Oliveira, o instituto já possui conhecimento e tecnologia para abordar temas complexos, como a fome no país. Ele ressalta que a análise dos dados e estatísticas oficiais disponíveis publicamente, bem como a expertise acumulada em 20 anos de trabalho em pesquisas, serão fundamentais para coletar as informações necessárias diretamente da população-alvo de políticas de amparo a pessoas vulneráveis.
Oliveira afirma que nas próximas semanas terá início o trabalho de avaliação das políticas públicas de combate à fome, com o levantamento de dados das pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que reúne informações de todos os beneficiários das políticas públicas de combate à fome e redução das desigualdades no Brasil.
Essa parceria entre o DataSenado e o MDS promete trazer avanços significativos na mensuração da fome e da pobreza no Brasil, contribuindo para a implementação de políticas públicas mais eficazes e eficientes para auxiliar os brasileiros em situação de vulnerabilidade.